Blogue
Coronavirose
26-11-2014 12:02
Como ontem eu nao escrevi, hoje publicarei duas doenças.Entao vamos a segunda: Coronavirose - infecçao virótica semelhante a parvovirose, mas com mortalidade baixa.Seus principais sintomas sao:
-febre
-diarréia com muco e olor forte podendo ser sanguinolenta
-vomito
-anorexia
- animal mantem-se em uma postura de que vai sentar-se,encurvado
Com o tratamento a tendencia que sua evoluçao seja boa.
Podemos distinguir a coronoavirose da parvovirose através de testes somente.
O tratamento aqui também é sintomatico.
Nao se esqueça nunca o veterinario é o seu maior aliado no combate e prevençao des doenças, nunca tente tratar o seu animal sozinho ou com remedios caseiros,com remedios receitados a outros animais, somente nós veterinarios sabemos quando , como, qual a dose usar.
Parvovirose
26-11-2014 08:22
Oi!!!!!Vamos continuar nossas informaçoes sobre as doenças das vacinas, hoje falarei da parvovirose uma virose altamente contagiosa e de alta mortalidade se nao tratada de forma adequada, afeta principalmente filhotes, seus prinicpais sintomas sao:
- vomito,
-diarreia severa com ou sem sangue,
- inapetencia = anorexia ( falta de apetite, nao come),
- desidrataçao rápida,
-febre
A evoluçao da doença é rápida e muitas vezes fatal, mas existe tratamento ( sintomático- o tratamento é feito em base aos sintomas que aparecem). Existem algumas raças que sao mais predispostas a se infectar com o parvovirus, isto quer dizer que quando filhotes podem se infectar mais fácil, sao elas:
poodle
doberman
pinscher
rottweiller
Pastor alemao
pitt bull
galgos
Com esses animais eu sempre recomendo fazer uma dose a mais de parvovirose.
Doenças - Cinomose
24-11-2014 11:46
Oi!!!Espero que todos tenham passado muito bem o fim de semana.Hoje vou começar a explicar de forma simples e rápida o que sao cada uma des doenças que combatemos na vacinaçao
Começarei pela Cinomose - uma doença virotica altamente contagiosa, que afetam caes e furoes (ferrets) entre os animais domesticos e alguns animais selvagens( familias Canidae,Mystelidae,Mephitidae,Procyonidae- nomes dificies mas coloquei aqui para dizer que acomete várias espécies).Essa enfermidade afeta SNC e vem normalmente com infecçoes bacterianas associadas.
Sua principal maneira de ser transmitida sao pelas secreçoes que produz.
Seus principais sintomas, sao variados e muitas vezes mascarados por outras infecçoes, entao devemos por muita atençao ao nosso animal.
Sempre que seu animal estiver "diferente" do normal, fique atento.
A cinomose pode começar com sintomas de gripe ( simples), febre,secreçao nasal e ocular, indisposiçao,anorexia(o animal nao quer comer),vomito, diarréia, ter dificuldades respiratorias, apresentar sintomas neurológicos como espasmos desde pequenos ( contraçoes involuntarias e persistentes dos musculos) até convulsoes.Esses sintomas podem vir de maneira clássica, separados dos mais leves e ir avançando aos severos, estarem todos juntos e misturados e também começarem nos sinais neurológicos pulando todas as fases.Por isso esta doença é muito mortal, pois muitas vezes quando percebemos nossos animais já estao com todos os sintomas neurológicos, nao restando muito mais o que fazer...
Cinomose pode ter cura desde que descoberta ao principio onde o animal receba toda a ajuda para reagir contra a doença, é uma enfermidade muito difícil de se tratar e conseguir uma vitoria, mas é possível.
Eu na minha experiencia profissional já observei muitos animais que conseguiram com a ajuda de um veterinario e de seu proprietario superar essa dificil doença, mas também já vi muitas historias de derrotas.Entao o melhor é sempre "prevenir que remediar".Esteja sempre atento ao seu animal, a qualquer mudança de comportamento,VACINE anualmente e tenha um veterinario de confiança.Nao espere para conversar com seu veterinario e levar seu animal para que ele o veja,nesta doença tempo é fundamental.
Até amanha,
Dicas da Dra.
Vacinas
21-11-2014 17:13Oi!!!!!Hoje vou explicar o que significa V-8 e V-10 as quais falamos ontem.Sao os "nomes" das vacinas usadas para os caes.As duas vacinas protegem contra 6 doenças, mas a V-8 possui 2 cepas de Leptospirose e a V-10 4 cepas ( o que completaria as 8 ou 10 "doenças" dos nomes).Cepas sao como "tipos" da doença,entao no caso da leptospirose temos vários tipos diferentes. Expliquemos entao quais sao as doenças.
Cinomose ("Aquela doença que descadera")
Parvovirose ("Aquela doença que dá uma diarréia com sangue e fedida")
Coronavirose
Hepatite
Adenovirose
leptospirose ( "doença do rato")
parainfluenza
Voce deve estar se perguntando entao qual é a melhor vacina,as duas. A sua escolha vai depender do local onde vive,do seu veterinario, se há incidencia ou nao desses 2 "tipos" mais de leptospirose.
Eu particularmente, e como ja disse, acho que é sempre melhor "prevenir que remediar".
Com relaçao aos gatos temos a triplice (V-3), quadrupla (V-4) ou quintupla (V-5).Vamos as suas diferenças:
V-3 - panleucopenia
rinotraqueite
calicivirose
V-4 - as anteriores + clamidiose
V-5 - as anteriores + leucemia para essa vacina em especial se sugere testar o animal antes,quer dizer voce deve fazer um teste antes de aplicar a vacina.
Bom amanha eu explico resumidamente e de manera clara o que é cada uma dessas doenças de nomes estranho que vimos hoje por aqui.
Nao esqueça que vacinar é fundamental!!!! E enquanto isso estiver acontecendo, enquanto voce estiver vacinando o seu filhote, até que nao termine TODAS as doses, nada de passear com ele na rua, nem mesmo no colo( sempre vai aparecer alguém que perdeu seu animal faz pouco tempo com uma dessas doenças.) Entao vamos prevenir sempre!!!!!
Tchau!!!!!
Dicas da Dra.
Vacinaçao
20-11-2014 08:00Olá!!!!!Hoje falarei sobre esquema de vacinçao ( que é uma coisa fundamental se voce possui um animal de estimaçao).Cada veterinario segue o seu proprio esquema de vacinaçao, de acordo com sua experiencia, com a sua regiao, com a sua casuística.Estou dizendo isso para voces nao se assustarem se forem a um colega e ele lhes disser o esquema um pouco diferente deste.
Mas no geral o esquema é mais ou menos assim: CAES - FILHOTES e primo vacinaçao ( primeira vez vacinado) - 3 doses de V-8 ou V-10 ( depois explico com calma o que significa isso), uma a cada 21 dias,
a partir do 4 mes de vida tem que aplicar a vacina de raiva. ( estudos tem demonstrado que na primeira vacinaçao seria melhor, voce obteria uma melhor resposta, teria uma maior segurança, se fossem tomada 2 doses desta vacina uma aos 4 meses e 6 meses depois a outra dose em torno dos 10 meses de vida.
ADULTOS - 1 dose de V-8 ou V-10 ao ano (normalmente 1 ano após a ultima vacina)
1 dose de raiva ao ano
GATOS - FILHOTES ou primo vacinaçao - 3 doses V-3,V-4 ou V-5 felina - 1 a cada 21- 30 dias. 2 ( segundo estudos recentes) doses de raiva com 4 e 10 meses de vida.
ADULTOS - 1 dose de V-3,V-4 ou V-5 felina ao ano
1 dose de raiva ao ano ( sempre depois de 12 meses da ultima dose isso inclui as duas vacinas).
Temos também algumas vacinas que poderao ser usadas no caso dos caes como a vacina de gripe e a de leishimaniose ( estas ainda hoje sao optativas, vao depender da regiao que voce vive, do local onde se encontram os animais, do seu veterinario entre outras coisas) .Eu particularmente sempre penso que prevenir é o melhor remédio, por isso vacinar é sempre a melhor opçao.Nao se esqueça que a vacinaçao deve ser feita em a toda vida do animal e nao somente quando ele é filhote.
Amanha explico a voces o que sao V-8, V-10,triplice e quadrupla felina e contra que elas protegem.Depois começarei a explicar cada doença e como evita-la.
Nao se esqueçam enquanto seu animal estiver tomando as primeiras doses de vacina nada de levar-los para passear no parque, na praça,na rua, evite ao máximo sair com o seu filhote ( essas enfermidades normalmente sao viroses e estao no ar,evite que seu filhote tenha contato com animais os quais voce nao conheça,nao sabe se estao doentes ou sadios,se possuem vacinas ou nao.E também locais onde outros animais possam ter frequentados).
Uma outra coisa muito importante e fundamental para a segurança de todos, sempre que mexer com um animal lave as maos (como diria um professor meu " agua,sabao e bom senso sao fundamentais e evitam qualquer doença").
Um grande abraço a todos, até amanha!!!!
Dicas da Dra.
Novo animal - O que fazer ? parte II
19-11-2014 07:48
Olá a todos!!!Bom vamos continuar...entao chego com meu novo animal na casa.O que devo fazer? Sempre peço aos meus clientes que conheçam a historia do seu novo animal, sua procedencia,o que esta comendo, quantas vezes ao dia, se ja estava em contato com outros animais, se forem caes adultos,se foram castrados, se possuem vacinas.Obtenham o maximo de informaçoes que puderem, isso será de grande ajuda a voce e ao seu veterinario.
Por falar em veterinario, quando compramos ou adotamos um animal necessitamos ter um veterinario de confiança para cuidar deles, tenha um veterinario no qual voce sempre levara o seu animal, um veterinario que conhecerá a historia do seu animal e da sua familia.Porque veterinário nao cuida somente da saúde e do bem estar do meu animal, cuida também do entorno, da família.Um veterinário vai ajudar a voce a prevenir zoonoses( doenças ou enfermedades que podem passar dos animais ao homem),vai dar dicas de como educar,de como alimentar, de como voce deve proceder com seu animal e também vai prevenir e curar doenças. Encontre um profissional que voce possa se relacionar de uma maneira tranquila, amigável,um profissional que voce confie, afinal voce vai estar muito com ele ( principalmente no primeiro ano de vida do seu animal e depois por toda vida deste ser).Conheça, se oriente,converse e procure nao ficar trocando de profissional, pois um profissional que conheça historia do seu animal, vai poder te orientar de uma maneira mais segura.Nao esqueça que nós veterinarios e o seu animal, dependemos muito da sua observaçao e das suas palavras para chegarmos a uma conclusao sobre o que esta passando com seu animalzinho, e isso muitas vezes ainda mais em uma emergencia nao nos chega de uma maneira completa.( porque hoje em dia, todos trabalhamos ou temos nossos compromissos fora de casa, e muitas vezes chegamos e esta acontecendo algo).
Quando devo levar o meu animal ao veterinário? Depende...se o seu animal for adotado adulto, se voce o salvou da rua - imediatamente porque juntos poderao avaliar o animal, observar se nao há algum problema externo,receber as orientaçoes de como trata-lo, do que ele pode apresentar. Eu sempre peço aos meus clientes que voltem em 10 dias mais com todas as suas observaçoes do animal, com todas as suas duvidas.E se estiver tudo ok, se o animal nao possuir nenhuma alteraçao começamos com a vacinaçao.
Se for um filhote comprado ou mesmo adotado - peço ao cliente que venha primeiro sozinho para orientá-lo e explicar-lhe algumas coisas e depois de 10 dias venham com o filhote,para que se estiver tudo ok possamos também começar a primo ( primeira) vacinaçao.
Essa dica é válida somente se tudo estiver ok com o filhote e com o adulto, é claro que se aparecer qualquer, mas qualquer coisa estranha, voce deve levar rápido ao veterinário, principalmente os filhotes que como os bebes sofrem muito mais com qualquer alteraçao em seu organismo.
Com relaçao a alimentaçao : - caes ou gatos adultos - procurar saber qual alimento comia e fornecer o mesmo a ele.Qualquer mudança na alimentaçao deve ser gradativa para nao provocar diarreia ou vomitos.
filhotes- o mesmo, procurar saber o que estavam comendo e mudar gradativamente se esse for o seu desejo.
Fornecer raçao ou comida caseira? Fornecer uma comida balanceada seja ela industrial ou "caseira".Hoje em dia a uma tendencia das pessoas quererem alimentar com um produto menos industrializado porém é necessário ter em mente que deve ser muito bem balanceado para dar certo, senao voce tera mais problemas.Existem no mercado muitas raçoes industrializadas muito eficientes, fáceis de se adquirir, de transportar e guardar.E também agora temos alimentaçao caseira e balanceada para vender ( "La pet cuisine "por exemplo), devemos ter em mente que alimentaçao "caseira" é um pouco mais trabalhosa para transportar e guardar, mas se feita de uma boa maneira,balanceada funciona como a industrial.
Animais adultos devem se alimentar sempre 2 vezes ao dia, filhotes devem começar com 4 vezes ( café da manha, almoço, cafe da tarde, janta) e depois ir diminuindo gradativamente até chegar a 2.
"Poxa mas eu trabalho e ele ficará sozinho ...como faço?" Encha o pote de alimento seco de manha e quando voltar a noite complete, coloque o alimento em um local coberto, fresco.Procure nao deixar raçao no pote toda a noite (para evitar visitas indesejaveis como os ratos). A quantidade de alimento varia de animal para animal.Uma dica legal quando sao filhotes é ir aumentando gradativamente a raçao, toda a semana até que comece a sobrar ( nao esqueça que eles estao em fase de crescimento e vao necessitar sempre um pouquinho mais).
Alimento para filhotes até 12 meses para as raças pequenas e médias, para raças grandes até 24 meses.Gatos - alimentos para filhotes até 12 meses.
Nunca esqueça de água fresca,de preferencia forneça ao seu animal a mesma água que toma (filtrada, fervida ou mineral se for o caso).
Bom, amanha falaremos sobre vacinaçao.
Entao até amanha!!!
Tchau
Dicas da Dra.
Novo animal.O que fazer?
18-11-2014 08:19
Oi!!!Hoje vamos começar falando do mais básico da história toda,quero ter um animal de estimaçao, o que fazer?
Vamos começar decidindo se realmente queremos um animal de estimaçao, se realmente estamos dispostos a doar nosso tempo e carinho, afinal os animais vao depender de nós para tudo,comer, passear,aprender, necessitam nossa atençao, dependem de nós para a sua saúde, etc.Sempre dizia aos meus clientes "sao os nossos filhos que crescem,nao falam,nao saem de casa para ir a universidade, para trabalhar ou casar" entao pense muito bem antes de adquirir um animal de estimaçao!
Bom tudo bem pensado e decidido.Sim, eu estou disposto a doar meu tempo,mas também estou disposto a receber um amor incondicional, uma gratidao sem limites,um amigo(literalmente) para toda a vida,seja qual for o seu animal escolhido!Perfeito!!!
Como definir sua preferencia, pense no seu tempo disponivel, no espaço que voce possui, na interatividade que queira,no carinho que possa dar e receber,mas nunca esqueça que voce estará lindando com seres vivos (qualquer que seja) que possui também a sua maneira sentimentos, que sao seres que vao sentir sua falta,pense que ele existirá e dependerá de voce por um tempo e esse tempo pode ser longo ou curto, mas deverá ser um tempo de respeito e amor.
Podemos ter de animal de estimaçao uma grande variedade de espécie desde um peixe até um tigre (mas nunca esqueça de conhecer bem o animal que escolheu, de estudar bem as suas necessidades e prinicpalmente que animais selvagens nao deve ser adiquiridos pelo contrabando da nossa fauna,se voce quer um papagaio adquira em um local especializado com todas as autorizaçoes legais)Nao esqueçam jamais que a nossa fauna está em perigo de extinçao por culpa do ser humano, pelo contrabando de animais(principalmente aves e pequenos mamiferos).Crie consciencia,ensine aos seus filhos preservarem e respeitarem a natureza para podermos ensinar aos nossos filhos, netos, bisnetos que esses animais existem e sao de tremendo valor para a nossa natureza.
Bom, mas vamos admitir que voce escolheu um cao ou um gato ( que sao os mais comuns, e como disse ontem serao os animais aqui mais abordados).
Antes de escolher um animal, defina se voce vai comprar ou adotar.Temos aqui duas oportunidades muito boas, ninguém precisa ter rios de dinheiro para se ter um mascote, existem muitos abrigos que doam esses animais (filhotes, adultos, especiais).Sao animais que serao eternamente gratos por terem uma nova oportunidade, animais que voce pode ir lá e conhecer.Pense nisso antes de tomar uma decisao definitiva e nao creia que nesses abrigos só existem animais sujos, feios, sem raça.Existem animais esperançosos, lindos, amorosos, dedicados, gratos e também... de raça é só pesquisar.
Se voce decididu comprar, procure um bom local, verifique se um veterinário acompanhou e assina os papeis,de vacinaçao dos pais e dos filhotes.
Antes de tudo conheça a raça que voce escolheu suas caracteristicas,suas necessidades de espaço, de distraçao(entretenimento), nao compre um cao ou gato só porque esta na moda,só porque voce achou bonito na revista,porque está na novela.Compre ou adote um animal porque as caracteristacas que possui sao as que voce procura em um companheiro para a vida toda.
Ai voces me dizem:- Ok, segui seus conselhos e estou com um novo animal. O que devo fazer agora?
Ahhhh, isso é uma conversa para amanha!!!!
Tchau,até amanha!!!
dicas da Dra.
Blogue Principal
17-11-2014 17:10
O nosso novo blogue foi lançado hoje. Fique atento ao blogue para estar a par das novidades. Pode ler os novos posts viFeed RSS.
Oi!!!!Estamos começando!!!!
17-11-2014 13:36Oi, bom dia a todos!!!Estamos começando hoje essa nova idéia vou procurar postar todos os dias alguma dica,algum conteúdo, sobre caes e gatos (principalmente), mas também alguma curiosidade sobre as outras espécies.
Amanha começarei falando sobre o básico de se ter um animal de estimaçao :como escolher um?onde procuro?melhor comprar ou adotar?Quais sao os meus deveres com o animal? Devo ter um veterinario de confiança?moro em um local pequeno mas gostaria de ter algum animalzinho? etc.etc.etc
Entao até amanha,se quiserem podem enviar algumas dicas de assunto também para conversarmos.
Vou ter a ajuda de 2 companheiros inseparaveis a Charllotte e o Kaká (meus dois queridos amigos de 4 patas que estarao conosco nesse projeto).Se querem conhece-los vejam as fotos,se quiserem envie as suas fotos também!!!!
tchau!!!!
dicas da Dra.