Blogue

Imunodeficiencia felina (VIF)

09-12-2014 10:17

Vamos falar de uma doeça que foi citada a Imunodeficiencia felina (VIF ou FIV)- a AIDIS Felina é um virus dafamilia do virus da Leucemia felina.,sua transmissao ocorre de forma direta. Principais sintomas ou sinais sao: febre, diminuiçao do apetite, pelo sem brilho, infecçao e inflamaçao das gengivas, estomatites, infeccoes cronicas e recirrentes dos tratos urinário, respiratório e pele, diarréia persistente,perda de peso, aumento de risco de determinados tipos de cancer ( como os linfomas) e em alguns casos até sinais neurológicos.

O diagnóstico é feito com base ao histórico clinico, exames clinicos e complementares como teste VIF. O tratamento é sintomatico e o prgnostico nao é muito bom animais infectados tem sobrevida entre 2 -6 anos.

Dicas da Dra.

Clamidiose

09-12-2014 09:48

Oi!!!!hoje falaremos da Clamidiose uma doença que acomete  as aves (principalmente).Mas aqui falaremos dos gatos,  os sintomas em ambas espécies sao bem parecidos.é causada pela bactéria Clamidia Psittaci, afetando os sistemas respiratorio e ocular dos gatos. altamente contagiosa, isso ocorrendo por via direta, sendo os locais sem higiene, com pouca ventilaçao e muitos animais  propicios também para propaga-la.

Os principais sinais ou sintomas sao:

febre, tosse,espirros, inflamaçao de mucosa ocular, conjuntivite (olhos irritados,vermelhos,corrimento de líquido a purulento).O diagnóstico pode ser feito somente pelos achados clinicos, podendo em alguns casos ser solicitados exames complementares.Seu tratamento é sintomático.

É considerada uma zoonose ( passa do animal para o homem).Por isso muita atençao!!!!

Dicas da Dra.

leucemia felina

05-12-2014 18:36

Continuando leucemia felina, doença virótica altamente contagiosa, que provoca deficiencia no sistema imune e desenvolve tumores, afetando sistema linfático e células sanguíneas, é causada por um retro virus (ViLef) semelhante ao da imunodeficiencia felina (ViF) e humana (HIV). Nao é uma zoonose! ( nao é transmissivel ao ser humano).

É a principal causa infecciosa de morte de gatos no mundo.

Seu contagio ocorre de forma direta  e dificilmente  indireta.( pois o vírus é pouco resistente no meio ambiente).

Os prinicpais sintomas sao:

deteriorizaraçao progressiva do animal  por várias infecçoes que podem ocorrer

anorexia, queda progressiva de peso, pelagem com aspecto feio, sem brilho, aumento dos nódulos linfáticos, febre persistente, infecçoes de pele,  urinárias, respiratórias, diarreias, mudanças no comportamento, transtornos reprodutivos.

Diagnóstico por histórico, exame clínicos e exames complementares especificos.

O prognóstico é mal, chegando a uma sobrevida de mais ou menos 3 anos após a infecçao.Para essa vacina deve-se testar antes os animais.

Bom por hoje é só, bom fim de semana a todos,na próxima semana terminamos com as vacinas felinas e vamos começar com outras dicas.

Dicas da Dra.

 

 

Calicivirose

05-12-2014 18:13

Oi !!!!Vamos continuando com nossas doenças, hoje falaremos da Calicivirose felina uma virose respiratoria grave, que frequentemente acompanha a Rinotraqueíte. Seu contagio pode ocorrer de forma direta ou indireta,pois o virus pode permanecer no ambiente ativamente até por 20 dias.Os principais sintomas sao:

anorexia, febre, secreçoes nasais e oculares,conjuntivite, úlceras em regiao de boca e nariz, em casos mais graves pneumonias complicadas por bactérias

Seu diagnostico é feito em base ao historico e sinais clinicos e alguns exames complementares

O tratamento é sintomático.  Os animais que se infectaram poderam tornar-se portadores permanentes, isto quer dizer que nao apresentaram sintomas clínicos mas poderam contaminar outros animais de forma permanente.

Dicas da Dra.

Rinotraqueíte

04-12-2014 08:41

Continuando, ja que ando um pouco atrasada, falaremos agora da Rinotraquíte( "gripe felina"), é uma infecçao das vias respiratórias,  causada por um herpes virus felino tipo I .Qualquer idade pode se infectar, sendo muito mais mortal aos filhotes, é a causa mais importante de infecçoes respiratórias em gatos.

Seus principais sintomas ou sinais clínicos também sao inespecíficos:

febre, depressao, anorexia, secreçao nasal e ocular, estornudos (espirros),sinais de rinite e conjuntivite que persistiram por 2 a 4 semanas. Podem se complicar ocasionando aborto em femeas prenhez ( femeas que estao esperando filhotes), sinusites, ulceras de córnea,secreçao ocular cronica.Sua transmissao é por contato direto e o seu tratamento como muitos outros é inespecifico.A taxa de mortalidade é variada.Nao esqueçam nunca o importante sempre é prevenir com vacinas e se seu animal apresentar qualquer sintoma, procurar rapidamente um veterinário,quanto antes se inicia o tratamento, melhor será seu prognóstico.

Panleucopenia

04-12-2014 08:18

Oi, hoje começamos a falar das doenças dos gatos,das enfermidades que podem ser prevenidas!Vamos começar com a Panleucopenia felina, uma doença causada por um parvovirus, altamente contagiosa, que pode afetar animais de qualquer iddade sendo mais preocupante e mortal em filhotes.Sua contaminaçao pode ser feita de forma direta (através de contato entre animais), indireta( sem contato), é um virus altamente resistente ao meio ambiente.

Seus principais sinais sao:

depressao, anorexia,febre alta,vomito, desidrataçao, diarreia, anemia, podem ocorrer morte súbitas, filhotes nascidos de maes contaminadas podem apresentar sintomas neurológicos.

O seu diagnóstico é baseado nos sinais clínicos, histórico e exames complementares.O tratamento como em muitos casos é inespecífico, isto quer dizer, nao há um medicamento especifico para esta doença,trata-se os sinais, e a nossa prioridade é manter o animal vivo nos primeiros 7 dias da infecçao pois assim, depois consegue-se com a ajuda do sistema imune ( sistema de proteçao do corpo),avançar no controle da doença.O prognóstico é variavel.

Dicas da Dra.

Parainfluenza

02-12-2014 09:00

Vamos continuar que estamos acabando com as doenças das vacinas caninas...agora só nos resta a Parainfluenza que também é uma doença respiratoria importante, sendo muitas vezes confundida com a "tosse dos canis", também é uma traqueobronquite infecciosa,altamente contagiosa, com prevalencia (surgimento) maior em clima frio,seria a "gripe dos caes".

Seus principais sinais clinicos sao : secreçao nasal, ocular, tosse que pode ser seca ou úmida, febre,anorexia (falta de apetite),e esses sintomas permanencem por 3 -4 semanas mesmo com tratamento.O diagnostico é feito pelo exame clínico e se possível laboratoriais.Seu prognóstico ( como vai ser o resultado da doença) é bom e seu tratamento é baseado nos sintomas.

Até amanha,quando começaremos com as doenças relacionadas a vacinaçao dos gatos!

Dicas da Dra.

Adenovirus tipo II

02-12-2014 08:33

Olá a todos!!!!Hoje falaremos sobre Adenovirus tipo II ou "tosse dos canis", que é uma doença respiratória aguda e altamente contagiosa, que pode ser facilitada se existem muitos animais no mesmo ambiente, pela falta de higiene e também pela baixa imunidade de alguns caes..Seus principais sintomas sao:

TOSSE seca ou com espuma branca, tipo "esgasgada"

vomito

hipertermia (febre)

depressao

descargas nasais ou nao

conjuntivite e rinites em casos mais avançados

Ela se torna mais perigosa, mais grave, se estiver relacionada com mais agentes como o virus da Parainfluenza e a bacteria da Bordetella.Seu diagnostico é feito pelos sintomas clinicos e se possível, exames complementares como hemograma ( exame de sangue), citológicos e PCR (reaçao polimerase em cadeia)explicando bem simplificado o PCR é uma tecnica de biologia molecular onde se faz copias de DNA, ficando mais fácil identificar virus,bactérias e pessoas muito usada hoje em dia e muito precisa.Animais nao tratados podem evoluir para pneumonia e morte.

tenham todos um lindo dia!

Dicas da Dra.

Hepatite infeciosa

28-11-2014 17:48

Vamos continuar afinal ando meio atrasada com meus tips....kkkkk.Falarei agora da hepatite infecciosa ou doença de Rubarth.

 Uma doença virótica- febril, altamente contagiosa, com sintomas variados ,podendo facilmente ser confundida com a cinomose, de difícil diagnóstico, podendo ser transmitida por contato direto (  secreçoes oronasal) ou indireto através de objetos, ectoparasitas ( pulgas, carrapatos).Causada pelo Adenovirus tipo I  pode afetar fígado,rins e sistema nervoso central (SNC).Animais sem sintomas, mas contaminados podem  disseminar ou espalhar o virus.

 

Os sinais agudos dessa doença sao inespecificos: febre, conjuntivite,"olho azul" ( observe a imagem 1), icterícia (coloraçao amarelada de pele e mucosas), vomito, diarreia,, inapetencia ( nao se alimenta), sede intensa e pode apresentar sinais neurológicos.Na infecçao super aguda a morte é rapida e sem sintomas clínicos.

O diagnostico é feito através de exames clinicos e laboratoriais especificos.

O tratamento é sintomático e escolhido pelo seu veterinario.

Nao se esqueça nos veterinarios somos os melhores amigos dos seus mascotes e da sua familia, nao hesite em perguntar sempre.

Até mais, bom fim de semana!!!!

Dicas da Dra.

Leptospirose

28-11-2014 16:46

Oi!!!!!Continuaremos com as doenças, hoje falaremos de Leptospirose.

Leptospirose é uma doença infecciosa, causada por uma bactéria, é uma zoonose (doença que pode passar do animal ao homem), dai a importancia do seu controle.Animais domesticos e selvagens sao reservatorios para essa doença.Existem muitas formas de contaminaçao  desde alimentos contaminados,agua, mordedura de animais contaminados entre outras.

No cao  -  se caracteriza por ser uma doença renal e/ou hepática aguda ( isso quer dizer que afeta rins e/ou fígado) podendo chegar a uma septicemia ( infecçao grave e potencialmente mortal).

Os seus sintomas podem ser variados na forma menos aguda :febre, anorexia (falta de apetite), vomito, conjuntivite, diarreia, desidrataçao,icterícia ( coloraçao amarela de pele e mucosas), petéquias( pequenas manchas vermelhas, infiltraçoes hemorragicas, pequenos pontos vermelhos arroxeados na pele/ mucosas), equimoses ( hematoma), poliúria ( animal urina mais que o normal),polidipsia ( aumento na ingestao de água ),nao quer movimentar -se (relutancia ao movimento), conforme evolui pode apresentar oligúria ( diminuiçao na produçao de urina) até anúria ( falta de produçao ou eliminaçao de urina).Nas formas mais graves: leptosperemia intensa (fase febril,septicemia,fase da infecçao no sangue) levando a um choque (ou shock - estado do organismo, quando este nao recebe o aporte suficiente de sangue e por consequencia de oxigenio nos orgaos  para que estes realizem suas funçoes, levando a uma falha generalizada) e consequente morte do animal infectado.

Nas formas cronicas: podem nao haver sinais clinicos, somente febre, conjuntivite, mas haverá  disturbios renais e/ou hepáticos cronicos.

O diagnostico deve ser feito  depois de uma boa anamnese ( sao aquelas perguntas que fazemos ao proprietarios nas quais começamos a formar a historia que poderia ter o corrido com o animal e vai nos orientar para caminharmos a um diagnostico), observaçoes clinicas, um bom exame e com exames complementares de sangue e urina.

O tratamento deve ser intensivo, a taxa de mortalidade é variavel, e muitas vezes podem haver sequelas.

Infecçao no homem -  pode ser causada de forma indireta através do contato com água contaminada ou de forma direta através de mordidas por animais enfermos,manipulaçao de tecido contaminado, ingestao de água ou alimentos contaminados.

Animais que vivem em areas de risco como areas alagadiças (que sofrem muitos alagamento), areas nao limpas, areas de muito lixo,campo, muitos roedores devem ser vacinados 2 vezes ao ano contra Leptospirose, uma na vacinaçao anual e outra somente com a vacina de Leptospirose.Isto garante uma otima imunidade a bacteria.

Quantos aos gatos quase nunca se infectam com a leptospirose

Até mais,

Dicas da Dra.

1 | 2 >>

Galeria de Fotos: Blogue